sábado, 8 de fevereiro de 2014

Alfabeto de uma estrangeira em Atenas II


Templo de Apolo, Oráculo de Delfos

Mi. Ontem fui a Delfos. Não é à toa que os gregos antigos achavam que ali era o umbigo do mundo... Um temendo cliché isso que eu vou dizer, mas vou dizer do mesmo jeito, porque se trata da mais pura verdade: aquele lugar é mágico. Não me lembro de ter me sentido assim em nenhuma outra parte do mundo. Extasiada, maravilhada, impressionada, sim, mas encantada, nunca. Só lá. Talvez isso se deva a Édipo Rei , talvez àquela paisagem de tirar o fôlego, talvez ao cheiro de incenso de mirra, que vinha não sei de onde, talvez ao som do badalar dos sinos pendurados nos pescoços das cabras montanhesas, que iam e vinham a trotinhos, pastando nas encostas do Parnassos, talvez ao fato de eu praticamente não ter conseguido dormir na noite anterior, de tão excitada que estava por causa da viagem, ou ainda à soma de tudo isso. Não sei. Fato é que não andei em Delfos: fui às nuvens e voltei, planando e sorrindo. Encantamento.

Ni. Supermercado: suco de cereja - hmmmmmm, delicious! :) - pistaches, tâmaras, barrinhas de gergelim e vinho. Estou provando um diferente a cada três dias, mais ou menos, que é o tempo que eu levo para terminar uma garrafa. Tomara que não volte para Floripa alcoólatra. Hehehehehe. Ah, comprei também uma latona de cinco litros de azeite extravirgem da ilha de Creta, que me custou uma pequena fortuna, mas tudo bem. Esse azeite faz parte daquela meia dúzia de coisas no mundo que a gente deve comer de joelhos, rezando. Enrolei num saco plástico e guardei na mala. Mal pressentimento.

Ksi. Aprendi três novas palavras:
"Malakias": means "bull-shit". Aprender palavrão em grego is coooool!,
"Melancholia": means "melancolia",
"Paradero": means "paradeiro". Grego até que nem é tão difícil, né? Hehehehe. (Acordei de muito bom humor). Aliás,  e por falar em grego, está acontecendo um negócio bem interessante: comecei a entender quando eles falam comigo! Quer dizer,  eu não sei o significado das palavras,  mas de uns dias para cá, passei a conseguir entender o que eles querem dizer. Aí eu respondo em inglês, eles entendem, e todos ficamos felizes.

Omicron. Notícias de economia. É fato: o país está quebrado. Nem precisava saber disso dos jornais. Tem tanta loja fechada nos shoppings e no centro da cidade que não é difícil perceber que as coisas vão mal, bem mal. Ainda mais fora da temporada, como agora. As lojinhas da Plaka e de Monasteraki estão às moscas, literalmente. Só não entendi direito uma coisa: se não estão vendendo nada, como parece ser o caso, por que não fazem uma baita liquidação???  Mas os preços continuam os mesmos de quando estive aqui no verão. Muito estranho... Não ouviram falar da lei geral da demanda?

Pi. Hoje o dia amanheceu belíssimo. Vou sair para fotografar. Já! Pelas minhas contas, ainda faltam: Rho, Sigma, Tau, Ypsilon, Phi, Khi, Psi e Ômega, ok?

Bye,
Brena. 

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Querido Profe, obrigada! Mas então vc certamente também amará o lll. Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta! Hehehehe. Bjo!

      Excluir